Escritório Virtual – História

escritorio virtual Endereço Fiscal Coworking Sala de Reuniões Escritório Virtual Open Offices Augusta SP

Escritório Virtual – História

Os primeiros escritórios virtuais tiveram início de suas atividades em 1996. Há um artigo da revista Exame publicado naquele ano, ou até um pouco antes, que é considerado um impulsionador decisivo para os pioneiros na oferta dos serviços de Escritórios Virtuais.

Entre eles haviam os que tiveram foco no Endereço Fiscal em municípios que mantinham uma alíquota de ISS reduzida, especialmente em relação às capitais dos estados.

Em São Paulo são vários municípios que fixaram alíquotas bem baixas, até menos de 1% por certo período, atraindo empresas que transferiam suas sedes para se beneficiar dessa condição tributária, visto que as alíquotas na capital eram de 5%.  Barueri e Santana do Parnaíba foram os mais destacados.

Outros tinham foco no serviço de Endereço Comercial acompanhado do atendimento de telefone personalizado, pelo menos a maioria na época com já tinha pabx com recurso para oferecer essa condição. O endereço passa a ser a referência comercial do cliente. Do cartão de visita ao endereço e telefone no site.

Apesar de focos diferentes, todos ofereciam ambos os serviços de endereço, bem como uma infraestrutura para ser utilizada por demanda, como salas de reuniões. Todos incluíam como incluem hoje, entre os serviços oferecidos salas privativas para uso em tempo integral.

Nessa fase inicial até 12 escritórios foram abertos. Entre São Paulo (Barueri, Santana do Paraíba, São Paulo). Paraná (Londrina e Maringá), Porto alegre, Rio de janeiro, Salvador e Recife.

O Open Offices início suas atividades em maio de 1997, a partir de um Escritório Virtual já constituído, o AC/EV que já existia há um ano. Completamos em 2020, portanto, 23 anos de atividades.

Escritorio Virtual
Este post ajudou você entender melhor este assunto? de uma nota!