Custos

Quadro comparativo de custos:
Locação Convencional X Escritório Privativo para dois usuário X Coworking X Escritório Virtual
Os números são realmente impressionantes.
Não é pra menos que cresce cada vez mais a utilização dos espaços e outros serviços compartilhados.
Coworkings, Escritórios Privativos e os Escritórios Virtuais atendendo empresas de pequeno porte, profissionais que trabalham em "Home Offices" ou mesmo equipes de grandes empresas.

Se você calcular os custos de organizar e manter um escritório próprio para duas pessoas, conforme demonstramos no estudo abaixo, por prazo de 5 anos, vai ter um gasto total de R$ 237.010,00 ou um custo de R$ 47.402,00 anuais.
Ao mês seria um custo de R$ 3.950,17.

A opção do Escritório Privativo, em nosso ambiente de Escritório Compartilhado, tem um custo de R$ 96 mil em cinco anos ou R$ 19.200,00 anuais. Ao mês teriam o custo de R$ 1.600,00.
Os custos de um escritório convencional são 247% maiores do que o Escritório Privativo que oferecemos.

Na comparação com o Coworking, nesse caso considerando o custo por usuário, os custos do Locação Convencional são de 274% maiores que a do Coworking.
A 1a. opção ao ano R$ 23.701,00 e R$ 1.975,08 ao mês (por usuário). A 2a. R$ 8.640,00 ao ano ou R$ 720,00 a mês.

Na opção do Escritório Virtual, ainda que a comparação precise ser relativizada, em razão de que no plano de EV o uso da infraestrutura e serviços de escritório ser feito por demanda, com um custo por utilização. A combinação de "Home Offices" com o contrato de Escritório Virtual é de longe a opção mais econômica que existe.
Ao ano seus custos básicos são R$ 2.520,00 ano ou R$ 210,00 por mês.

Demonstrativo resumo (base dezembro de 2019) Custos em R$
Custo mensal (operacional + investimentos) Locação Convencional Escritório Privativo Coworking Escritório Virtual
Custo Operacional 3,850.00 1,600.00 720.00 210.00
Investimento incial / Amortizações ao mês 100.17 0,00 0,00 0,00
Custo Total ao ano (pelos 1o.s cinco anos) 3,950.17 1,600.00 720.00 210.00
no. de usuários 2 2 1 1
Custo total por usuário 1,975.09 800.00 720.00 210.00
Custo Total / L. Convecional
e opções em %/mês
L. convencional / Esc. Privativo 246.89% 100.00% - -
L. convencional / Coworking / por usuário 274.32% - 100.00% -
L. convencional / Esc. Virtual 940.52% - - 100.00%

Custo mensal operacional detalhado Locação Convencional Escritório Privativo Coworking Escritório Virtual
Contrato de Prestação de Serviços / mês ***** 1,600.00 720 210.00
Aluguel (fiador) 990.00 0.00 0.00 0.00
Condomínio 343 0.00 0.00 0.00
IPTU e outras taxas 457 0.00 0.00 0.00
Assinatura 1 linha de telefone 40 0.00 0.00 0.00
Internet banda larga 110 0.00 0.00 0.00
Luz 60 0.00 0.00 0.00
Recepcionista / CIEE 1,520.00 0.00 0.00 0.00
Faxineira 250 0.00 0.00 0.00
Água mineral e café 30 0.00 0.00 0.00
Manutenção / previsão mensal 50 0.00 0.00 0.00
Total de gastos por mês 3,850.00 1,600.00 720.00 210.00
meses 12 12 12 12
Total de gastos por ano 46,200.00 19,200.00 8,640.00 2,520.00
no. de usuários 2 2 1 1
Total de gastos por ano / usuário 23,100.00 9,600.00 8,640.00 2,520.00
Investimentos Locação Convencional Escritório Privativo Coworking Escritório Virtual
Mobiliário 2,300.00 0.00 0.00 0.00
Instalações: 1,860.00 0.00 0.00 0.00
Ar condicionado 1,200.00 0.00 0.00 0.00
Outros 650.00 0.00 0.00 0.00
Total de investimentos 6,010.00 0.00 0.00 0.00
Amortização em 5 anos /Total ano 1,202.00 0.00 0.00 0.00
Gastos totais: custos operacionais Locação Escritório Escritório + investimentos Locação Convencional Escritório Privativo Coworking Escritório Virtual
1o. Ano 47,402.00 19,200.00 8,640.00 R$2,520.00
2o. Ano 47,402.00 19,200.00 8,640.00 R$2,520.00
3o. Ano 47,402.00 19,200.00 8,640.00 R$2,520.00
4o. Ano 47,402.00 19,200.00 8,640.00 R$2,520.00
5o. Ano 47,402.00 19,200.00 8,640.00 R$2,520.00
Total em 5 anos 237,010.00 96,000.00 43,200.00 12,600.00
Observações / critérios de comparação:
1. Considera-se para esta comparação: Uma sala alugada de 18 m2 com banheiro incluso e previsão de área de recepção e circulação. Aluguel base de R$ 55,00 m²/mês de imóvel comparável ao do Open.
Um sala no EC com 10 m2 de área exclusiva e 8 m2 de área compartilhada (Sala de estar, recepção, circulação e banheiros).
2. Condomínio e IPTU equivalentes aos Cadoro
3. Recepcionista: custo na base de uma estágiária pelo CIEE + condução
4. Faxineira considerada avulsa, sem encargos sociais.
5. Os custos de manutenção, água, café e luz são estimativas.
*Para efeito desta comparação o custo do coworking esta considerado para um uso integral / por mês.

6. Investimentos detalhados
2 estações de trabalho 1,400.00
1 móvel torre 900.00
Persianas 500.00
1 ar condicionado 12 mil BTUs 1,200.00
Piso vinílico 960.00
Fechadura eletrônica 400.00
Instalações 1,860.00
Decoração 200.00
Acessórios 150.00
6,010.00 Mobiliário 2,300.00
Instalações 300.00
Ar condicionado 1,200.00
Outros 650.00
6,010.00